ESTUDOS BIBLICOS

TEMA: A SABEDORIA APERFEIÇOA O LIDER TEXTO BASE: Pv.16.20


INTRODUÇÃO: LIDERANÇA É O ATO DE LIDERAR ALGUEM, GRUPO DE PESSOAS, ETC.TODOS ADMIRAM LIDERANÇAS CAPAZES E COMPETENTES. INFELIZMENTE ALGUNS LIDERAM PELA SUA INTELECTUALIDADE E AUTORITARISMO E OUTROS, POR FALTA DE OPÇÃO.


1. COISAS QUE UM LIDER PRECISA DEPENDER: a)DE UMA BOA DIREÇÃO: Para ser um bom lider, é preciso que este, busque sempre a direção de Deus(Pv.16>2)


b)DE PROVISÃO DIVINA: todos os pensamentos de um lider precisam ser conhecidos pelo Senhor como resposta de todos os seus anseios, começam a se desfazer naturalmente, pois as coisas que ele fez estavam na direção de Deus(Sl.17.5)


02. COISAS QUE UM LIDER PRECISA EVITAR:


 a)A ARROGANCIA: O lider cristão deve evitar a arrogancia no coração. Pois esta pratica é inaceitavel pelo Senhor. Portanto, quem deixa a rrogancia dominar seu coração, esta fadado de fracasso. A arrogancia faz Deus rejeitar as nossas orações...a arrogancia fez um Querubim se transformar em um demonio.


b)EVITAR A MENTIRA:O lider cristão deve sempre trilhar nos caminhos da verdade. Não podemos concordar com a mentira e a iniquidade. Ninguem acredita em um mentiroso, mesmo quando este fala a verdade. Deus não tolera a mentira.


 03.ATITUDES DE UM LIDER a) PARA COM DEUS:Os nossos caminhos devem ser baseados nos principios divinos. O lider precisa caminhar na presença de Deus, procurando fazer o que estabelece a a Palavra de Deus. O home, a mulher que agrada a deus tem sempre fantagens em suas vidas. Até seus inimigos são transformados em amigos:Ex:Abimeleque tornou-se amigo de Isaac. labão, tornou-se amigo de Jacó, Esaú de Jacó.Confira em: Gn.31.24-49, Gn45. Gn.33


b)ATITUDES PARA COM O PROXIMO: quando o Senhor dirige os nossos passos, é possivel conviver com o proximo em harmonia. O lider escolhido deve evitar a contenda, a fofoca, deve sempre buscar a diplomacia. Agindo assim, agirá com sabedoria.


CONCLUSÃO: O lider age sempre na dependencia de Deus, certo que sua conduta vitoriosa servirá de exemplo aos seus liderados. O lider precisa ter dicernimento, humildade, zelo e trilhar em caminhos retos e principalmente: Ser exemplo dentro e fora da Igreja. Levi Moreira


ESTUDO BIBLICO: VENCENDO AS TENTAÇÕES TEXTO BASE:Mc.14.38


INTRODUÇÃO:Tentação é uma palavra de genuidade biblica, de significado essencialmente moral.A experiencia da tentação pode nos tornar mais fortes e mais fortes, tal fato se da atraves de nossas escolhas,por certo ou errado. Dependendo da escolha cairemos ou não na tentação.


 01.TENTAÇÃO A tentação se manisfesta em diferentes formas de ação e precisamos identifica-las, para podermos sairmos vitoriosos.


a)A PROVAÇÃO:A provação tem sempre uma intensão positiva, isto é, provar a nossa fé e fidelidade(Gn.22.1,2. Hb.11.17)A provação é carater divino e tem por objetivo conhecer o intimo do ser humano, as intensões do coração. a intensãop divina atraves da prova, é nos purificar a fim de que saiamos como ouro na presença de Deus.


b) A SEDUÇÃO:A sedução é sempre teterminada pelo inimigo, que deseja o mal. Ela tem a intensão, desviar da nossa obediencia devida a Deus, fazendo cobiça ao pecado(Gn.3:4-6) A sedução é pecado da alma que tem lugar em nossos coirações.(Jó.31.9)


 02.O QUE A BIBLIA NOS ENSINA SOBRE A TENTAÇÃO: em toda a Biblia encontramos sinais visiveis sobre a tentação. Ela esteve presente no céu(Is.14.13,14 Ez.28.17 Ap.12.4), no Edem(Gn.3.1)na vida de Jesus(Mt.4.1)e ainda hoje está presente em diversas situações que nos cercam.


 a)NATUREZA HUMANA:Biblicamente toda a tentação tem sua origem na natureza humana(Tg.1:13)somos tentados pelos nossos desejos desenfreados de satisfação pessoal à cuncupisciencia da nossa carne.


 b)CONCUPISCIENCIA DOS OLHOS:Os olhos são as janelas da alma de onde podemos projetar a luz ou as trevas. Através dele se manifesta toda a concupisciencia(Jo.2.16). Infelizmente quando isso acontece, nossa vida fica sujeita ao pecado. Para evitarmos todo este desastre espiritual, devemkos comprar o colirio divino(Ap.13.18)


c)SEDUÇÃO DA VIDA:Muitos tem sido tentados pela sedução da vida. Jseus disse que a sedução às riquezas nos tornam infrutiferos(Mt.13.22) Paulo adverte sobre as tentações às riquezas(1Tm.6.9) Infelizmente na busca a riqueza, muitos são influenciados pelo amor ao dinheiro, a raiz de todos os males(1Tm.6.10).


03. VITORIA SOBRE A TENTAÇÃO. A tentação é vencida com a nossa atitude cristã de verdadeiros servos de Deus. Somente atraves de uma vida cheia do Espirito Santo, poderemos vencer as tentações da carne. a)DEUS IMPÕE LIMITES SOBRE A TENTAÇÃO:(1Co.10:13) b)VIGILANCIA:(Mc.14.38 Gl.5:17) c)ORAÇÃO:(Ef.6.10 Is.54.17)


 CONCLUSÃO:Nenhum cristão desja cair em tentação, mas fatalmente passamos por ela. A tentação constitui em um teste divino onde podemos ser aprovado, ou reprovado. Portanto vivamos a nossa vida na certeza de que o Espirito Santo, ajuda as nossas fraquezas dando-nos forças para vercermos todas as tentações. Amém! Levi Moreira



    ESTUDO BIBLICO: "O QUE FAZER PARA QUE A MINHA ORAÇÃO SEJA OUVIDA" 


   Lc. 1:13 a 


 Mas o Anjo lhe disse: Zacarias, não temas porque tua oração foi ouvida. 


 


2 Crônicas 7:14


 


A Bíblia diz sabiamente que os ouvidos de Deus não estão agravados para que não possa nos ouvir (Is 59:1b), sim é verdade, Ele está pronto para nos ouvir a qualquer momento que clamarmos por Ele, porém Ele nos fala em um sentido mais intimo: Eu ouvirei dos céus! Quando Deus fala que ouvirá a nossa oração, não se refere apenas de ouvir o som das nossas palavras, mas fala de senti-las, de tomar parte do nosso sofrimento, de dividir conosco as nossas dores e aflições e principalmente de responder em tempo oportuno e de maneira eficaz tudo que pedimos.


 


Sua mão está sempre pronta para nos salvar, mesmo nos piores momentos da nossa vida. (Is 59:1ª).


 


No entanto precisamos ter alguns requisitos para que nossa oração chegue até o coração


De Deus e no texto destacado podemos conferir quais são esses requisitos:


 


1-  Humilhação. Precisamos nos humilhar diante de Deus, reconhecendo que Ele é senhor e nós servos e que dependemos dEle em tudo, como fez aquele publicano (Lucas 18:13) -  O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!


2-  Oração. A oração sempre vem depois da humilhação, antes é necessário estarmos quebrantados diante de Deus, como fez Ana, mãe de Samuel:  (I Samuel 1:10) - Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.


3- Buscar a face do senhor. Precisamos buscar a Deus com todas as nossas forças, chegar próximo dEle, para podermos receber a Sua graça. (Jeremias 29:13) - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.


     


4-Arrependimento. Quando nos arrependemos diante do Senhor ele imediatamente nos atende, pois Deus jamais despresará um coração arrependido. (Salmos 51:17) - Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração    quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.


    


      Deus ouviu a oração de Zacarias, ouviu a oração de Daniel. (Dn. 10:12), ouviu a oração de Ana! Ele também ouvirá a tua oração, quando orares obedecendo a esses requisitos.       (Jó 22:27a) -  Orarás a ele, e ele te ouvirá.


fIM Pr. Levi Moreira